Os negócios no mundo digital se tratam de atualização

O surgimento de novas tecnologias possibilitou a amplificação de espaços e recursos para a vida que antes se baseava em uma lógica centralizada e analógica. Com a internet, ganhamos um espaço muito maior para colocar em ação diversos processos, desde a possibilidade de se conectar com conhecidos que estão distantes fisicamente, como ao estabelecer relações profissionais entre um vendedor e seus clientes.

O universo dos negócios, como parte da vida social, não ficou de fora dessa amplificação. Hoje, muitas empresas entram no espaço digital para ampliar o que muitas vezes já é até consolidado. A lógica que sempre norteou esse universo funciona, mas com o desenvolvimento de novas ferramentas, precisa ser atualizado para continuar crescendo. A consolidação de muitas empresas deu certo para chegar onde chegou, mas agora, é preciso aderir ao novo, para que o processo continue, de maneira mais forte.


Vamos analisar os fatos, o vendedor sempre vai onde o cliente está – geograficamente, por meio de propagandas, anúncios, folders, outdoors –, então, devemos nos perguntar, onde estão os clientes hoje? Muitas pessoas vão até a loja, vão ao mercado, ao shopping para suas compras, portanto, esse processo deve continuar, porém, muitos preferem fazer tudo do conforto de sua sala de estar, com apenas um clique, e isso deve ser analisado.

Houve uma ampliação nos espaços de consumo, agora o espaço digital pode ser aderido à tarefa dos negócios. A possibilidade de criar sites, de entrar nas redes sociais, divulgar a própria marca digitalmente pode ser usada como uma aliada para os negócios. Com as redes sociais por exemplo, é possível, além de apresentar produtos, fazer propagandas de novidades e manter uma maior interação com o público consumidor. Receber feedback, responder dúvidas, tudo de forma bem mais rápida, além do que, um cliente satisfeito pode compartilhar em suas próprias redes a experiência que teve, fazendo outras pessoas se interessarem, conversarem e se tornarem clientes também.

A maneira de colocar em prática a lógica das conexões é ampliada no meio digital. As antigas formas não precisam ser abandonadas, já que seus processos funcionam e existe público para tal, mas para que possa haver um enriquecimento e um fortalecimento, portanto, é preciso que alguns aspectos sejam atualizados. E ao aderir a esse novo espaço que a internet proporciona, uma tendência surge, a de continuar seguindo a consolidação que já pode ter sido estabelecida e continuar crescendo, atingindo tanto um público maior, como tornando melhor a experiência daqueles que já conhecem seu produto.   

Categoria:Digital